A Vitória na Bainha

O iaido é uma arte marcial tradicional cujas técnicas vem sendo aperfeiçoadas há gerações, antigamente para a guerra, hoje como uma atividade que serve como desafio físico e mental. O iaido se especializa no ato de sacar a espada e derrotar o oponente com poucos movimentos, incentivando o praticante a puxar a arma apenas no momento decisivo. A prática do iaido se dá pelo estudo e prática dos kata, situações de combate padronizadas, onde se deve enfrentar um adversário imaginário nos mais diversos cenários, preparando o corpo e a mente para oferecer uma resposta ágil e decisiva para o que der e vier. Por sua complexidade e exigência, o iaido nos ensina que mesmo o menor dos detalhes faz a diferença, além de nos ajudar a forçar a lidar com nossas próprias falhas e frustrações. No Yuuhakkan, temos três instrutores graduados com 1º dan e os treinos ocorrem aos sábados, logo antes do treino de kendo.

Iaido Clássico e Moderno


Pode-se dizer quer o iaido é subdividido em duas modalidades: o estilo clássico, chamado koryu, e o iaido padrão moderno, costumeiramente chamado seitei iai. A pesar disso, o surgimento do iaido padrão não se deu com o intuito de substituir os estilos antigos, mas sim de ajudar a divulgar a arte para um público mais amplo. No Yuuhakkan treinamos tanto o seitei iai quanto o Muso Shinden-ryu, um estilo criado por Hakudo Nakayama (10º dan hanshi em kendo, iaido e jodo) no século XX, mas cujas origens mais remotas alcançam o século XVI.

O seitei iai consiste em 12 kata praticados de acordo o manual publicado pela Federação Japonesa de Kendo, os kata foram extraídos e adaptados de diversos estilos clássicos e permitem que praticantes de diversos estilos treinem juntos, além de servir como método objetivo de avaliação para exames de graduação.

Manejo de Espadas Reais


Diagrama com as partes da espada
Diferentemente do kendo, o iaido utiliza espadas de metal, ainda que normalmente sem corte, o que significa que a prática deve ser ainda mais atenciosa. É importante lembrar que a espada é um artefato reverenciado na cultura japonesa, deve-se sempre procurar mostrar respeito ao equipamento, aos colegas e aos instrutores, estando sempre atento à etiqueta. Utilizar espadas reais mesmo que sem corte de maneira displicente pode ocasionar acidentes.

Importante ressaltar que ao adquirir uma espada para treino, deve-se sempre pedir a um instrutor que verifique se o equipamento é seguro para uso, boa parte das espadas vendidas em lojas de presentes servem apenas para decoração e podem causar acidentes graves se utilizadas para a prática de artes marciais.

O Yuuhakkan dojo possui espadas de madeira (bokuto) para emprestar aos iniciantes.

Equipamento


O equipamento de iaido consiste em iaido-gi (uniforme), hakama (calça larga tradicional), obi (faixa de suporte para espada) e joelheiras, além da espada que poderá ser de madeira para os iniciantes. O gi (uniforme) do iaido é mais leve e confortável que o de kendo, mas quem já pratica kendo pode usar o kendo-gi sem problemas. O obi (faixa) é usado por baixo da calça e sua cor não indica diferença de grau --- a faixa é utilizada para suportar a espada. Por possuir muitos movimentos partindo de posição ajoelhada, recomenda-se fortemente o uso de joelheiras macias.

Parte do material poderá ser emprestado pelo dojo, como uma espada de madeira para começar os treinos, assim o praticante pode adquiri o equipamento na medida do necessário.