Etiqueta

Uma parte importante das artes marciais japonesas é o ritual. Porém, além de meras formalidades, um aspecto importante do treino é como o aluno se porta no momento da prática. No kendô, tentamos expressar o que chamamos de reihô - o respeito subjetivo à arte, ao colega, etc. - através de regras de comportamento objetivas que chamamos de reigi.

Como quer que chamemos (reihô, reigi, reigi-sahô, ou simplesmente "etiqueta e bons modos"), é importante ter e demonstrar respeito e boas maneiras dentro do Dôjô (espaço de treino), isso mostra que você se importa com a prática, e que não está apenas de brincadeira. Kendô é coisa séria!

Uma boa maneira de começar é tentar seguir as seguintes regras gerais de comportamento dentro do Dôjô (Dôjô-kun):

  1. Reverencie o Kamiza/shomen, ou o centro do Dôjô, antes de entrar e antes de sair do mesmo.
  2. Não venha ao Dôjô se estiver sob influência de bebidas alcoolicas, ou se seu estado natural estiver alterado além da sua capacidade de se controlar.
  3. Retire calçados, bonés, chapéus ou gorros antes de entrar no Dôjô.
  4. Dentro do Dôjô, evite qualquer atitude que atraia a atenção para você (conversas em voz alta, piadas, etc.)
  5. Não participe, nem incentive, fofocas, conversas ou comentários negativos sobre terceiros. Tenha coragem e faça pessoalmente o seu comentário. Existe um ditado japonês que diz: "Prego que se destaca, deve receber uma martelada".
  6. Não fale palavrões ou palavras/frases desrespeitosas. Até mesmo algo desagradável pode ser dito de uma forma suave.
  7. Deixe os seus problemas pessoais fora do Dôjô e deixe nele o seu espírito combativo antes de partir. Não desconte em ninguém as suas frustrações, nem saia do Dôjô "inflamado".
  8. Mantenha-se atento durante toda a sua permanência no Dôjô. Exercite o seu senso de prontidão.
  9. Reverencie os superiores em hierarquia. Lembre-se o Dôjô simula um ambiente militar e num ambiente militar respeita-se os superiores. Mesmo que aqueles hierarquicamente superiores a você não pareçam se importar, respeite-os. Respeito nunca é demais e ainda exercita a humildade.
  10. Responda "hai" sempre que uma instrução for transmitida.
  11. Caso não compreenda uma instrução, levante a mão, diga "onegai shimasu" e peça esclarecimento. Caso sinta-se pouco à vontade em fazê-lo, observe os demais kenshis.
  12. Treine com esforço e diligência.
  13. Tenha sincera consideração pelo colega kenshi, mesmo que não receba o mesmo tratamento. 

Além disso, regras gerais de boa educação e cortesia são sempre válidas.